quarta-feira, 19 de outubro de 2011

IDEIA II: Um mini-canil em todas as escolas primárias


IDEIA II
Um mini-canil em todas as escolas primárias
Autor: Alvim
Prazo: Até ao final do ano lectivo.

DIFICULDADES ESPERADAS:
A logística de todo este processo. A resistência que poderão ter algumas escolas (professores e pais) a algo que é novo e que pode não ser assim tão consensual. Será necessário material para construir o mini-canil, comida para os animais e acompanhamento veterinário.

ENTIDADES QUE PODEM AJUDAR:
Ministério da Educação, empresas de material de construção (Aki, Leroy, Ikea, etc.), empresas de comida para animais (Nestlé e afins), ajuda veterinária (algum pai de um aluno com essa actividade que possa eventualmente disponibilizar-se).

IDEIA:
Todos os anos a história repete-se, por altura do verão – mais coisa menos coisa –,  fala-se sempre no abandono dos animais e nos constrangimentos vários que isso provoca. Mais do que um problema cíclico trata-se de um problema de base, estrutural até, que eventualmente pode ser mudado através de uma intervenção de base junto daqueles que podem construir uma relação mais estreita e uma nova forma de pensar os animais e a relação eterna que se deve ter com eles.

E assim, a ideia pretende criar um mini-canil em cada escola primária portuguesa. A comunidade escolar (directores, pais, professores e alunos) terão que, obviamente, se unir para construir um mini canil que consiga juntar em harmoniosa convivência cada um dos animais. O objectivo é que no início de cada ano lectivo, cada turma adopte um animal (cão ou gato ou outro facilmente domesticável) e que este seja tornado rapidamente a mascote do grupo e acompanhado por todos durante o ano. No final de cada ano lectivo, o animal será dado a um elemento da turma que desde logo mostre vontade em adoptá-lo ou, no caso de existir mais do que um, a turma inteira decidirá por votação a quem este será entregue. Nas férias de natal e Páscoa e Carnaval, terá que ser dada a guarda do animal ao que mostrar maior apego, sensibilidade e vontade para o fazer.

Assim, numa escola primária com 10 turmas existirão 10 animais ao seu cuidado o que perfaz 10 novos animais a entrarem e a saírem por cada ano lectivo, o que resultará não só num maior número de adopções de animais, mas também – e isto é possivelmente ainda mais importante – numa enorme sensibilização junto das crianças pela estima que devemos ter pelos animais e, obviamente, para o seu não abandono.

Este projecto terá que ter a bênção do Ministério da Educação que, se perceber que não terá custos adjacentes com isso, possivelmente não colocará qualquer entrave. Urge então convencer entidades privadas que possam fornecer material para construir o mini canil, comida para os animais e assistência veterinária. Parece-nos importante referir que quando pensamos em apoios, pensamos em marcas que eventualmente poderiam estar em algumas escolas e outras marcas noutras, de forma a suavizarmos o pedido para que este se torne mais apetecível. Quando pensamos numa marca como o Aki que poderia eventualmente fornecer algum material para construir um mini-canil para algumas escolas, parece-nos que, em muitos outros locais, há outras empresas que podem juntar-se ao projecto facilmente, devendo a estrutura do mini canil incluir o logótipo ou uma honrosa menção de cada das empresas e pessoas que ajudaram a erguê-lo.

Para além, na sua inauguração convidar-se-ia uma figura pública com reconhecimento junto mais novos para apadrinhar os animais da escola, fazendo com que assim a acção pudesse ter um maior reconhecimento junto da comunidade escolar envolvente, dos patrocinadores e dos meios de comunicação de cada um dos locais.   

***************

E pronto, para mote do É impossível, é impensável, é genial! ficam com esta ideia e a da entrada anterior, que poderão ser comentadas e ajudadas por cada um de vocês. Se quiserem incluir o grupo de acção de uma delas, basta enviarem um email justamente com este título Grupo de acção para impossivel.impensavel.genial@gmail.com. De resto, é para este mesmo endereço que podem enviar outras ideias que gostariam de juntar a estas e que vos pareçam praticáveis e úteis. Também podem enviar-nos links de boas ideias que já tenham visto em pratica noutros países e que fariam tudo o sentido também no nosso, desde que não se esqueçam nunca de revelar quem foram os seus autores e a vossa fonte. Podem enviar a vossa ideia textualmente ou por vídeo. Façamos pois disto algo menos impossível, muito menos impensável e absolutamente genial.

2 comentários:

  1. Desde já deixa-me tirar o chapéu a iniciativa!

    Em segundo lugar, queria alertar para o facto de quase nenhum dos emails que colocas-te no blog estarem bem escritos, uns têm acentos, outros tem "impensabel" depois não te conseguem contactar :P

    Em terceiro, enviei um email com algumas informações para ajudar a causa :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente iniciativa.
    Queria só alertar para as marcas associadas principalmente para este projecto canis... que possam não defender os direitos dos animais, já listadas pela internet fora.

    ResponderEliminar